Sustentabilidade (Pessoal)

Liderança, mudanças & diversidade

“Quem acha que lidera, e não tem ninguém o seguindo, está apenas dando uma caminhada.”
– John C. Maxwell

Liderança é um assunto constante no dia- a-dia das empresas, mas na maioria das vezes o assunto cai em um lago de clichês, cheio de recomendações e poucos resultados efetivos a longo prazo.

Acredito que o melhor caminho seja uma reflexão contemporânea sobre o que de fato é liderança. Passou o tempo em que líderes estavam associados com cargos ou níveis hierárquicos; hoje conseguimos ver jovens e até mesmo pré-adolescentes que movem centenas de pessoas em prol de algo (Não a toa a idade mínima do LinkedIn diminuiu para 13 anos).

Don Tapscott, autor de Wikinomics, disse que “O paradigma convencional enxerga o mundo como um lugar ordenado e previsível. E estabelece sistemas e métodos que se baseiam em análises e previsões. Como se algo que funcionou no passado fosse funcionar no futuro”.

A liderança deve companhar as rápidas estruturas sociais e tecnológicas do momento para fazerem algum sentido e funcionarem com eficiência. Por isso, em um momento em que as transformações sociais e culturais se organizam em redes e conectadas diretamente às novas tecnologias, é necessário que as organizações entendam essa necessidade e identifiquem pessoas capacitadas para serem líderes dessa geração e novo estilo de negócios.

Diante deste cenário, é importante destacar que pessoas diferentes, trabalhando em equipe para gerar resultados é a chave para um aprendizado coletivo, trocas de experiências e desenvolvendo lideranças colaborativas e inclusivas.

Diferentes backgrounds culturais contribuem para o compartilhamento mútuo de conhecimento e soluções ricas para o cotidiano. É necessário, por exemplo, que se crie um ambiente estimulante onde millenials aprendam com outras gerações e as gerações mais velhas também estejam abertas e prontas para aprender com os tão conectados millenials.

Aqui na Schneider Electric conseguimos estimular essa troca em nossos grupos de inovação onde diferentes pessoas, de diferentes áreas e departamentos se unem com um objetivo em comum. O resultado disso são projetos cheios de colaboração, descobertas e desenvolvimento pessoal e profissional.

Hoje, a diversidade é um imperativo nos negócios. Equipes diversas são mais criativas, geram mais inovação e são mais orientadas aos clientes por refletirem a diversidade do mercado. A diversidade fortalece a performance. Valorize as diferenças.

shutterstock_305140991

No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)