Sustentabilidade (Pessoal)

O primeiro passo para a Eficiência Energética

Mudar nem sempre é uma tarefa fácil. E começar pode ser a parte mais difícil. Por isso costumo dizer que, pra tornar qualquer processo de mudança mais fácil e inteligente – seja na nossa vida pessoal ou em uma empresa – ter um diagnóstico preciso e detalhado é fundamental. Ele é o primeiro passo para sabermos onde mudar. E quando a gente fala sobre Eficiência Energética, isso não é diferente. Um diagnóstico do consumo e da demanda por energia elétrica é o primeiro passo para tomar qualquer ação na direção da Eficiência Energética e, essa, pode ser a parte mais fácil e que exige menos investimento.

Hoje, existem tecnologias de baixo custo que trazem informações detalhadas sobre a curva de consumo nas várias unidades de uma empresa, por exemplo. A Web Energy é uma delas. Foi a primeira plataforma no Brasil a oferecer uma visão inteligente e integrada do consumo de energia. Para terem uma ideia de sua importância, cerca de 5% de toda a energia consumida no Brasil passa pela Web Energy, que monitora mais de 10 mil sites pelo país.

O que também sempre me impressiona é o potencial que a ferramenta tem em fazer o cliente começar a pensar sobre Eficiência Energética. Ela o ajuda a entender onde e em quais horários o consumo é mais alto e – o melhor – mostra o potencial de economia em cada localidade. Apenas com um monitoramento simples e um diagnóstico remoto, nós já ajudamos clientes a economizar até 8% da conta de energia elétrica. Muitas vezes, o contrato da empresa com a concessionária de energia está defasado e a demanda contratada é maior do que a energia que está sendo consumida. Por isso sempre digo que é possível, sim, começar a economizar e ser mais eficiente sem fazer grandes investimentos.

Essa tecnologia é especialmente interessante para Shoppings Centers, Supermercados e Bancos, pois é capaz de consolidar uma visão da demanda e consumo por loja, assim como o potencial de economia em cada uma. Outro importante benefício, além da economia, é a possibilidade de ratear a conta de energia, fazendo com que cada loja passe a pagar o que realmente consome. Vale ressaltar que a ferramenta também pode ser utilizada para fazer gestão do uso de água.

Para finalizar, quero deixar aqui o meu recado: não existe sustentabilidade sem Eficiência Energética. Ela já provou que é um caminho obrigatório para um futuro mais sustentável. A COP-20, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que aconteceu ano passado no Peru, deixou isso ainda mais evidente ao mundo todo. Agora, mais do que nunca, os países terão que investir em tecnologias que evitam o desperdício de energia e reduzem as emissões de CO2 na atmosfera. O caminho é longo, mas totalmente possível.


No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)