Residencial

A linha do horizonte e a verticalidade da vida

Visual conta, e muito, para acalmar a rotina agitada. Uma bela paisagem muda – e muito – o humor de quem a deslumbra. Ainda mais se o cenário em questão for a beira-mar de Florianópolis, vista do Continente, e que tem como desenho principal – além dos morros e arranha-céus que recortam o azul do céu logo à frente – a bela silhueta da ponte Hercílio Luz, obra arquitetônica remanescente do tempo.

A paisagem encantou os arquitetos Silvana Margarin e Rafael Caramori, da Calli Arquitetura, do alto do apartamento decorado Infinity, projetado para a Cimes Construtora. O desafio da dupla foi acomodar uma proposta de vida que tirasse partido da bela linha do horizonte lá fora, com todo conforto e comodidade do lado de dentro.

A paleta de cores escolhida explorou tons neutros no mobiliário solto da Saccaro e sob medida desenhado pelo escritório, executado pela Bontempo. Em 180 metros quadrados, a planta flexível foi ocupada por móveis de formas caprichadas e que garantem praticidade para o dia a dia.

“Pensamos em um casal de empresários que gosta de arte, de viajar, de morar bem e do bem morar. Tem dois filhos. Um jovem rapaz que gosta de música. Por isso uma suíte com tons mais escuros que combinam a estampa de tijolo no papel de parede e a cor preta. Já a suíte da moça, antenada em moda, tem um ar mais romântico expressado pelas nuances de rosa e rosé. A suite do casal segue a linha mais tradicional marcada por tons mais neutros, com um leve toque de verde”, comenta Silvana.

 
 
 
A sala integrada divide-se em três ambientes. O living que recebe e também assume a função de sala de TV para a família. A mesa de jantar com metragem para acolher até oito pessoas. E logo ao lado uma área mais despojada, perfeita para degustar bons rótulos, reunir amigos ou até mesmo para uma leitura mais introspectiva.


“Apostamos na paleta neutra na área social. As cores mais fortes aparecem em quadros, pensando que o proprietário é um admirador de obras de arte e se cerca delas. Os quadros são o destaque do décor, assim como a luminária sobre a mesa”, acrescenta Rafael.

A marcenaria foi calculada para aproveitar ao máximo os espaços e garantir fluidez visual ao conjunto final. Tanto a sala e cozinha quanto os dormitórios dispõem de armários para guardar os pertences, sem exceder a sensação de volume, com foco no favorecimento da livre circulação.


No coração da casa, a cozinha, a composição de materiais traz o quartzo branco na bancada harmonizado com o Neolith na parede e mesa de apoio, da Pedecril. “Versátil, o Neolith tem espessura de 6mm e permite muitas possibilidades nos projetos. É resistente a riscos e manchas”, complementa a dupla.

A varanda gourmet foi eleita como ponto de contemplação do apartamento. Ali os profissionais organizaram uma cervejeira próxima a churrasqueira. E tem até uma hortinha cultivada em vasos separados sobre a ampla mesa. Além de trazer o frescor do verde e dos temperos, e o prazer de colhê-los na hora do preparo das refeições. Assim como descansar, sem compromisso, no sofá que ambienta a cena, onde pode-se concentrar toda a atenção no cenário vibrante da cidade. Floripa tem ritmo e beleza de sobra.

Todo o projeto contou com a presença dos interruptores e tomadas da linha Orion.

Silvana Margarin e Rafael Caramori
Calli Arquitetura
Site: www.calli.com.br
Instagram: @calliarquitetura
Facebook: Calli Arquitetura
Crédito Fotos: Mariana Boro



No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)