Residencial

A importância de um projeto de iluminação

Um bom projeto de iluminação é uma das etapas fundamentais na decoração. Além de cumprir com o papel da funcionalidade e praticidade, quando bem planejada e executava, também possui grande importância no âmbito estético.

A iluminação correta tem o poder de proporcionar efeitos de acordo com seu objetivo, seja para dar destaque a alguma obra de arte ou objeto, iluminar uniformemente ambientes completos ou para criar um clima mais intimista e aconchegante.

Há quem tenha a sorte de contar com muita luz natural, o que proporciona altos níveis de conforto e bem estar sem grandes planejamentos, mas como este acontecimento atinge apenas alguns privilegiados, vamos focar hoje em iluminação artificial.

O mercado hoje oferece dois tipos de lâmpadas: a incandescente, que emite uma luz quente ao ambiente como um todo e as fluorescentes, que emitem uma luz mais fria, sem sombras, ideais para ambientes com atividades mais intensas, além de ser 20 vezes mais econômicas que a primeira opção.

Para cada ambiente da casa existe um tipo de iluminação adequada e uma lâmpada diferente, dependendo, claro, da proposta para cada um destes espaços. Na cozinha, por exemplo, o ideal é optar por uma iluminação sem sombras, com lâmpadas fluorescentes de teto, com o objetivo de iluminar o ambiente como um todo, por igual. O mesmo se aplica aos banheiros, acrescentando pontos de luz perto aos espelhos (tipo aquelas de camarim).

No quarto, lugar onde podemos relaxar e ter momentos de tranquilidade, o ideal é optar por uma boa luz no teto, sem esquecer do candeeiro em cada cabeceira para leituras noturnas e também para criar um clima mais intimista.

Na sala de jantar, o mais importante é conseguir visualizar o que está sendo servido e quem está sentado, por isso, uma luminária sobre a mesa pode ser bastante funcional.  Já a sala de estar é usada, muitas vezes, para diversos tipos de atividades: para convívio com os familiares, como sala de TV e também é o espaço para recepcionar as visitas da casa.

Para atender a todas essas demandas, o ideal é criar alguns circuitos de iluminação independentes. Uma excelente solução é o uso de variadores de luminosidade que ofereçam o controle da intensidade de iluminação através de dimmer.

Aproveite essas dicas e renove a iluminação do seu ambiente!


No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)