Gestão de TI

DCIM ajuda provedores de colocation

Nos últimos anos, conduzimos debates regulares com provedores de serviços de colocation para obter visões de primeira mão sobre o modo como seu mercado está mudando e evoluindo. Uma das tendências mais predominantes nesses debates foi a mudança na forma como os clientes estão selecionando e comprando serviços de colocation e o tipo de valor que eles estão procurando, ao avaliar esses relacionamentos.

Até recentemente, a decisão da seleção de serviços de colocation era da alçada dos profissionais de compra ou da instalação industrial. Entretanto, hoje provavelmente temos um espectro mais amplo de cargos envolvidos no processo de tomada de decisão.  A função importante que as empresas de colocation estão tendo agora nos negócios significa que um ou mais dos seguintes cargos provavelmente estarão envolvidos na decisão: gerente de TI, CIO, COO, CFO ou o CDO (Principal Diretor Digital) – uma nova função organizacional que supervisiona as estratégias digitais, impulsionando a transformação das empresas.

A mudança da pessoa de compra está transformando a natureza do relacionamento cliente/fornecedor, exigindo uma melhor compreensão das metas da empresa e também um maior nível de transparência. A vantagem significativa dessa mudança é que o relacionamento entre a empresa de colocation e o cliente pode tornar-se mais estratégico e valioso, reduzindo assim o risco dos clientes mudarem oportunisticamente os provedores de serviços de colocation.

Claro, o desafio desse relacionamento mais estratégico é demonstrar continuamente o valor comercial do relacionamento.  A transparência entre o fornecedor e o cliente é um passo essencial em direção ao estabelecimento de um relacionamento de confiança e a responder perguntas como “Estou obtendo algum valor?” Estou pagando muito? Essas são preocupações importantes que o software DCIM (software de Gestão da Infraestrutura de Data Centers) está ajudando a responder. Entretanto, além de desejar entender exatamente quais recursos estão disponíveis ao uso em qualquer momento, existe também uma expectativa cada vez maior por parte dos clientes de que eles serão capazes de administrar todas as instalações à sua disposição, incluindo data centers terceirizados e em suas instalações.

No desenvolvimento do Tenant Portal como parte do StruxureWare Data Center Operation v8.0, trabalhamos com provedores de serviços de colocation que procuravam operar de uma maneira mais aberta e mais colaborativa com seus clientes.

Usando o Tenant Portal, os provedores de serviços de colocation podem capacitar seus clientes a ter uma visualização transparente da carga de TI, com a capacidade de pesquisar e filtrar por salas, gabinetes e racks, por capacidade reservada, energia elétrica e temperatura medidas no rack. É possível alocar a utilização de indivíduos, projetos, departamentos ou aplicações para fins de rastreabilidade e faturamento. Sem acesso direto à rede local dos provedores de serviços, as medidas de segurança incorporadas garantem aos clientes que ninguém mais poderá ver seus dados, e que nem eles poderão ver os dados de outras empresas.

O DCIM ajuda a elevar o valor que as empresas de colocation oferecem aos seus clientes, criando ao mesmo tempo uma rica linha de fluxos de receitas adicionais e oportunidades de serviços gerenciados para provedores de serviços de colocation. Essas oportunidades podem se estender desde o fornecimento de painéis de instrumentos de KPIs e análise de tendências, a administrar o acesso e as permissões, ou fornecer mão de obra ativa como uma extensão virtual aos recursos de TI internos do cliente para mudanças, adições e atualizações.

À medida que o mercado se desenvolve, o DCIM está ajudando as empresas de colocation a responder de novas maneiras, que vão bem além do simples fornecimento de espaço, energia e refrigeração. As tecnologias incluindo o DCIM e o Tenant Portal são fortes direcionadoras de inovação no desenvolvimento dos serviços e da inovação. Para obter mais informações sobre os desafios enfrentados por empresas de colocation, faça o download de uma cópia gratuita do relatório, “Oportunidades e ameaças para provedores de colocation ao redor do mundo”, em inglês, – da Schneider Electric, de nossa mesa redonda P2P mais recente.


No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)