Gestão de Energia

5 dicas contra choques elétricos em sua casa

A eletricidade é invisível, mas nem por isso ela não representa riscos para nós. Os choques elétricos em casa são os mais comuns quando uma instalação não foi muito bem realizada e quando os cuidados não foram tomados. Uma tomada obsoleta ou um cabo danificado pode provocar consequências importantes para a nossa vida.

A maioria dos acidentes podem ser evitados se a instalação cumprir os regulamentos e as normas nacionais. Uma parte fundamental do nosso negócio são os dispositivos que garantem a segurança. Em seguida, propomos algumas soluções para eliminar as principais ameaças dos choques elétricos.

Oscilação de eletricidade:

Problema: Principal fonte de electrocussão, portanto, é obrigatório que todos os edifícios/residencias estejam em conformidade com medidas especiais de segurança. No entanto, as saídas podem quebrar e expor alguns cabos.

Solução: É necessário escolher uma tomada com obturador, um sistema que fecha o acesso aos cabos quando está desconectado. Mas acima de tudo, devemos lembrar que a melhor garantia para a segurança é uma marca de renome. Isso não é hora de economizar em qualidade.

Cabos:

Problema: Eles estão em toda parte e em alguns ambientes da casa podem encontrar-se expostos a condições adversas ou acabam esmagados por móveis, amarrados ou danificados.

Solução: Nós devemos remover imediatamente qualquer cabo danificado e garantir que o circuito elétrico seja protegido por um Interruptor Diferencial Residual (DR).

No banheiro:

Problema: O banheiro é o lugar que mais facilmente encontramos água espalhada pelo ambiente, e muitas vezes em contato com a eletricidade. O uso de pequenos aparelhos como secadores, barbeadores e outros aparelhos elétricos, podem aumentar ainda mais o perigo.

Solução: Nós seguimos uma regra básica, se qualquer um destes dispositivos cair na água, nunca devemos pegá-lo diretamente. Antes, desligue-o. No entanto, a base de toda a proteção é garantir que as nossas instalações encontram-se de acordo com as normas de baixa tensão, que por sua vez é baseado em diferentes normas técnicas nacionais e internacionais.

Iluminação:

Problema: Em casa, nós mesmos queremos fazer tudo, mas se não tivermos cuidado ao trocar uma lâmpada ou fixar fios soltos podemos causar acidentes graves.

Solução: Desligar a luz não é suficiente. Antes de fazer reparos, desligue o circuito de iluminação no quadro de distribuição. Se a iluminação na parede ou montadas no teto tiverem partes metálicas, certifique-se de que o seu pino de aterramento esteja aterrado.

Aparelhos:

Problema: Muitas vezes não temos conhecimento, mas a geladeira, máquina de lavar roupa, ar condicionado ou máquina de lavar louça podem ser perigosos. Se um fio interno estiver solto ou com falha de isolação, ele pode energizar a carcaça metálica e um simples toque poderia ser fatal.

Solução: Qualquer eletrodoméstico com carcaça metálica deve ser aterrado por, fios verde-amarelo/verde e pinos de terra nas tomadas. O aterramento garante que um dispositivo de proteção (DR) dispare assim que uma parte elétrica energizada toque uma carcaça de metal. Uma tomada não é segura apenas porque possui um pino de terra. Peça ao seu eletricista para verificar se todas as tomadas e todas as peças metálicas do seu banheiro estão devidamente aterradas.

Em resumo, a segurança é um assunto muito sério, por isso devemos contar com profissionais qualificados para nos proteger dos perigos contra choques elétricos. A Schneider Electric fornece aos profissionais eletricistas Treinamentos Online, Informações Técnicas, e Materiais para que eles possam se capacitar da melhor forma possível, através do Portal do Parceiro Eletricista, afim de fornecer um trabalho profissional e de confiança aos seus clientes. O objetivo? Fazer da nossa casa um lugar seguro, confortável e com a energia que todos nós merecemos!

Texto de Juan Alberto Pizarro


One Response

Deixe uma resposta

  • (will not be published)