Gestão de Energia

Watts X Volt-Ampere (VA) – Como dimensionar adequadamente um nobreak

Os equipamentos eletrônicos podem informar sua potência consumida tanto utilizando a medida Watts (W) como Volt-Ampere (VA). Até aí está tudo certo. O problema é quando você vai comprar um nobreak para proteger, garantir energia reserva e melhorar o funcionamento e a vida útil desses seus equipamentos e precisa dimensionar a carga total deles. Como saber a potência do nobreak ideal se alguns dos eletrônicos possuem indicação de potência em Watts e outros em VA? As duas medidas indicam o mesmo consumo?

matematica-original3

Nesse caso, a primeira coisa que você precisa entender é a diferença entre as unidades de potência Watts e Volt-Ampere. A classificação Watt determina a potência ativa, que representa, em termos simples, a energia que será de fato utilizada pelo produto para realizar o trabalho necessário.

Alguns equipamentos necessitam de uma energia extra que não realiza trabalho, porém é necessária para o funcionamento de alguns eletrônicos (potência reativa para armazenamento de energia por campo magnético ou elétrico). Dessa forma, Volt-ampere é a unidade utilizada para medir o que chamamos de “potência aparente”, que é a soma vetorial da potência ativa com a potência reativa, que é essa energia extra que não realiza trabalho efetivo.

Estar atento a unidade de medida utilizada antes de dimensionar o nobreak ideal para cada aplicação é muito importante, pois nem sempre a potência ativa, em Watts, vai ser igual a potência aparente, em VA. A classificação VA será sempre igual ou maior do que a classificação Watts.

A relação entre Watts e Volt-ampere é chamada de fator de potência e ela irá indicar a eficiência do uso da energia consumida pelo equipamento (quanto maior o fator de potência, menor a potência reativa consumida e maior a eficiência na relação potência consumida x potência útil).

Para dimensionar o nobreak é necessário utilizar a mesma unidade de medida tanto para calcular a soma das potências das cargas que serão protegidas, como para comparar com a capacidade do nobreak, evitando sobrecarga.

O ideal é transformar o consumo de todos os equipamentos para a classificação Watts.

A equação para saber a potência ativa de um produto (Watts) é a seguinte: Potência ativa (W) = Potência aparente (VA) x Fator de potência (FP) do equipamento.

Quando todos os equipamentos estiverem na mesma medida, basta somar as potências dos equipamentos que serão conectados ao produto. Esse valor não devem ultrapassar a potência do nobreak.

É importante também ficar atento ao fator de potência, pois o nobreak pode ter uma potência aparente (VA) alta, porém por possuir um fator de potência baixo, oferecer baixa capacidade real (potência ativa) para os equipamentos eletrônicos.

Podemos citar como exemplo a nova linha Smart-UPS BR da APC by Schneider Electric, que traz para o mercado nobreaks com alta disponibilidade de potência ativa graças a um fator de potência unitário. Ou seja: 2200VA = 2200W e 3000VA = 3000W. O fator de potência igual a 1 garante que você tenha mais potência disponível para suportar cargas adicionais. Além desse, os Smart-UPS BR oferecem muitos outros benefícios, principalmente para as empresas. Você pode conferir todos eles clicando aqui.

Agora que você já sabe a diferença entre Watts e Volt-ampere e sabe como converter essas medidas para dimensionar o nobreak ideal para a sua necessidade, você pode acessar o nosso site escolha.apc.com para conhecer nossas linhas de produtos e escolher o produto certo pra você.

 


No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)