Gestão de Energia / Eficiência Energética

Você conhece a nova Tecnologia de Baterias de Ion-Lítio?

Nos dias de hoje, todas as empresas que possuem Data Center ou sistema de proteção industrial possuem UPS´s em suas instalações e com isso, se faz necessário um banco de acumuladores elétricos (baterias) para garantir a carga destes equipamentos, dentre os modelos de acumuladores elétricos (baterias), podemos destacar os mais comuns:

Bateria Níquel-Cádmio (Alcalina – Ni-Cd) – Composta pelos elementos Níquel (Ni) e Cádmio (Cd) com eletrólito de Hidróxido de Potássio, este eletrólito serve como um condutor de elétrons.

Bateria Chumbo-Ácida (Pb-H2SO4) – Composta por grades de chumbo e/ou ligas de Chumbo e placas positivas de Peróxido de Chumbo e Placas Negativas de Chumbo Puro, imersas em solução de Ácido Sulfúrico.

Existem ainda subcategorias para ambas com distintas aplicações e funcionalidades: Bateria Ventilada (Aberta) e Bateria Regulada por Válvula (VRLA para chumbo-ácida).

A grande novidade que a Schneider Electric traz para os usuários de UPS´s é a Bateria de Ion-Lítio LIB.

Ion-Lítio é o nome dado devido aos materiais ativos desta bateria. Existem diversos modelos de LIB, derivados dos materiais e combinações entre eles, o que varia do resultado que se quer obter com foco na aplicação final. O modelo LMO, composto pelos elementos Óxido de Manganês com Íon de Lítio como catodo, e Grafite-Carbono como anodo, é o modelo mais aplicado para soluções de sistemas UPS. Suas características principais incluem:

  • Baixa resistência interna
  • Alta estabilidade para aumento de temperatura
  • Baixo nível de auto descarga
  • Alta densidade energética (propicia maiores correntes em um tempo pequeno de aplicação)

Usuários de sistemas UPS estão em constante busca de melhoria e disponibilidade além de segurança, e se tratando de um sistema UPS, sua bateria pode ser o principal elemento para conseguir:

  • Maior eficiência no sistema, com menor demanda ao sistema de refrigeração.
  • Melhor PAYBACK possível, sendo típico de 4 anos com a substituição de baterias.
  • Redução de footprint e peso do sistema UPS.
  • Redução no TCO (Custo total de propriedade).
  • Melhora na previsibilidade e gerenciamento do ciclo de vida da bateria, reduzindo custos de manutenção.

Comparando duas baterias diferentes, nota-se muitas vantagens para a bateria de Íon de Lítio.

Quando comparada a VRLA, esta bateria chega a suportar mais ciclos, possui uma vida típica de 2 a 3 vezes maior e uma densidade energética superior. E o impacto ambiental é menor, pois esta bateria não produz Mercúrio, Chumbo, Cádmio e nem Hidrogênio durante o processo de recarga.

Percebe-se uma tendência de diminuição nos preços das baterias de Íon de Lítio ao passar dos anos e com o aumento das aplicações em sistemas UPS, que desenvolvem novas tecnologias, e aperfeiçoam o processo fabril do modelo atual. Hoje ainda há barreira no alto valor de investimento (até 3 x maior o Capex), mas se analisada a situação a médio e longo prazo para operação e manutenção do sistema UPS (Opex) as vantagens ficam favoráveis a utilização das baterias LIB.

Consulte a Field Services sobre a viabilidade de substituir suas baterias VRLA por LIB, nossos profissionais irão estudar a vida útil de seu equipamento e direcionar a melhor solução para seu equipamento UPS.

Em termos de manutenção e vida útil as baterias de Ion-Lítio possuem mais vantagens do que as tradicionais utilizadas e com o isso o custo e manutenção também pode ser reduzido ao longo da vida útil do equipamento.

Entre contato conosco, nosso time está pronto para atendê-lo.


No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)