Gestão de Energia / Eficiência Energética

Qual melhor maneira de manter um sistema elétrico?

Redes elétricas são as veias que movem as operações de um negócio. Operadores de rede e gerentes de planta encaram um problema de dois lados: manter suas redes de forma a assegurar energia ininterrupta enquanto tem que lidar com cortes de orçamentos, ambientes problemáticos e preocupações com segurança.

Plano de Serviços

Corte de custos geralmente leva à redução da força da equipe de manutenção e a uma abordagem sob demanda para reparos – o que pode resultar em um planejamento de manutenção arriscado.

Na verdade, a principal razão para falha de sistemas elétricos é a falta de manutenção. Todos equipamentos elétricos necessitam manutenções regulares para otimizar as operações, evitar danos ao equipamento e a garantir a segurança dos funcionários.

Para complicar ainda mais a situação, o projeto de muitas infraestruturas elétricas existentes simplesmente não pode suportar o constante aumento das demandas de carga. Adicionando ainda esses componentes defeituosos e o uso de equipamentos pesados, seu programa de manutenção – ou falta de – pode dificultar o desempenho e a expectativa de vida do seu sistema elétrico.

A pergunta não é mais de se uma falha irá ocorrer, mas quando. As taxas de falha do equipamento elétrico são três vezes maiores para componentes não cobertos por um programa de manutenção programada, em comparação com equipamentos sob um plano de serviço, de acordo com um estudo publicado pela companhia de seguros Hartford Steam Boiler.

Ao desenvolver um programa efetivo de manutenção, você irá querer considerar o seguinte:

Manutenção sob demanda

  • Ocorre apenas por solicitação e não constitui um contrato de prestador de serviços de longo prazo
  • Não recebe resposta prioritária de um provedor de serviços
  • Raramente aborda problemas de ciclo de vida do equipamento

Moral: os custos de reparação podem ser baixos, mas o risco de falhas que podem afetar o seu negócio é alto.

Planos de serviço

  • Cobre a manutenção padrão e oferece “manutenção preditiva”, que ocorre durante o modo de execução do sistema para evitar interrupções
  • Estima e simula a condição do equipamento ao longo do tempo para avaliar os riscos de tempo de inatividade
  • Pode incluir substituição de peças, ajustes do sistema e limpeza
  • Oferece recursos personalizados adaptáveis a requisitos únicos de seu negócio

Moral: Um programa de manutenção estruturado, planejado para te ajudar a otimizar a vida útil do equipamento, com controle total de custos de propriedade, e segurança para a vida.

Comparação entre manutenções sob demanda e manutenções planejadas:

Caso você precise justificar a transição de uma prática sob demanda para um dos planos de serviços em seu negócio, você pode começar por:

  • Passo 1: Levante o número de avarias em seu equipamento elétrico e seus impactos durante os últimos 5-10 anos. Quantifique a quantidade de dinheiro gasto em corrigir falhas elétricas através de manutenções sob demanda.
  • Passo 2: Contate o fabricante do equipamento elétrico e solicite um plano de serviços personalizado para a natureza de seu negócio. O plano deve garantir intervenções de emergência on-site e disponibilizar a entrega de peças sobressalentes para ações corretivas imediatas em caso de falhas.

Investir em um plano de serviço te permite evitar até 67% de potenciais falhas elétricas e perdas financeiras associadas a estas falhas. Planos de serviços reduzem as despesas médias de manutenção e também prolongam a vida útil do equipamento elétrico.


No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)