Gestão de Energia / Eficiência Energética

Dicas para maximizar a expectativa de vida da bateria do seu nobreak

As baterias de nobreaks têm uma vida útil prevista de 3 a 5 anos sob as condições recomendadas. Mas quais são essas condições, e em que medida elas afetam a vida útil da bateria? Talvez ainda mais importante, como você assegura que a vida do seu nobreak seja maximizada?

O local de instalação do nobreak, a temperatura e a frequência de ciclo são três fatores que colaboram fortemente para as expectativas de vida útil do nobreak e da bateria. Seguir algumas orientações simples pode ajudar a certificar-se de que você está tirando o máximo proveito do seu nobreak e maximizando a sua disponibilidade.

shutterstock_130608929

Local de instalação – O nobreak não deve ser colocado perto de janelas abertas ou áreas com altos níveis de umidade; e o ambiente deve estar livre de poeiras e vapores corrosivos. As aberturas de ventilação na parte dianteira, lateral ou traseira da unidade não devem ser bloqueadas, visando oferecer a circulação de ar adequada e evitar o aquecimento excessivo.

Temperatura – A maioria dos nobreaks tem uma temperatura de funcionamento recomendada, geralmente entre cerca de 11°C a pouco mais de 38°C. No entanto, embora a maioria dos usuários provavelmente sinta-se confiante de que raramente ou nunca seus nobreaks operarão nessa faixa de temperatura, eles podem não perceber que há, de fato, uma temperatura ideal recomendada. Uma regra geral a ser lembrada é que, aproximadamente, para cada 10°C acima da temperatura ambiente de 25°C, a vida do nobreak e de sua bateria será reduzida em 50 %.

Ciclo – Quando ocorre uma queda de energia, o nobreak passará automaticamente a utilizar a energia da bateria para alimentar os equipamentos conectados (carga). Uma vez que a energia elétrica da concessionária for restaurada, a bateria do nobreak irá recarregar-se automaticamente para preparar-se para a próxima queda de energia, um processo conhecido como o ciclo de descarga. Quanto mais frequentes os ciclos de descarga, mais rapidamente a bateria será esgotada.

O ciclo é uma parte necessária e inevitável da operação dos nobreaks. No entanto, estar ciente da frequência dos ciclos ajudará a perceber ciclos anormais/frequentes. Muitos modelos de nobreaks também são ajustáveis, permitindo que o usuário regule a sensibilidade para quedas de tensão e outros transientes visando reduzir os “disparos por ruído”, que consomem a capacidade da bateria desnecessariamente.

Portanto, lembre-se que os nobreaks que duram mais tempo, e fornecem o melhor desempenho, são os que recebem o melhor gerenciamento e cuidado.


No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)