Gestão de Energia / Eficiência Energética

Quatro motivos pelos quais os programas de eficiência energética fracassam

Então você decidiu tomara a iniciativa de obter economia com energia sustentável em sua organização. Ao tratar de todas as fontes de consumo de eletricidade por meio de automação pesada, controles de energia abrangentes e monitoramento contínuo de energia, sua meta pode ser alcançada em um prazo relativamente curto. Porém, para cada meta, existe uma maneira correta e uma incorreta de se atingi-la.

Evite essas 4 armadilhas comuns, à medida que avançar em suas iniciativas de eficiência energética:

  • Execução sem medição.

Não é possível gerenciar aquilo que você não tem como medir. É como dirigir um carro em uma estrada movimentada usando uma venda nos olhos. Investindo um tempo para medir o desempenho energético de sua organização, você obtém perspectivas importantíssimas a respeito do consumo de energia. Em seguida, você poderá identificar as áreas em que há desperdício de energia, para gerar economia. O uso de soluções de auditoria inteligente e medição do consumo de energia será útil para a coleta de dados precisos.

  • Desconhecimento dos fundamentos.

Não faz sentido implementar soluções de tecnologia avançada se as ações básicas forem omitidas. Imagine uma parede que acabou de ser pintada. Qual seria a aparência dela se centenas de orifícios não tivessem sido cobertos com massa corrida antes de passar o rolo de tinta? Sem a instalação dos dispositivos básicos de redução de consumo de energia e do material isolante, apenas algumas das metas de eficiência energética poderão ser alcançadas, mas as lacunas resultarão na continuidade do desperdício de energia.

  • Use sistemas independentes.

Soluções integradas de gerenciamento de energia lhe pouparão muita dor de cabeça, quando o assunto for a combinação de sistemas separados para que trabalhem em conjunto. E, considerando a possibilidade de emergências durante sua ausência, o monitoramento remoto do consumo de energia pode ajudá-lo a adotar soluções para problemas em tempo real, onde quer que você esteja.

  • Faça você mesmo.

Nem todas as pessoas em sua organização vão considerar a eficiência energética uma prioridade. Portanto, como o campeão da eficiência energética de sua empresa, é seu dever promover mudanças comportamentais quanto ao uso da energia e mudar a mentalidade dos tomadores de decisões. Especialistas e consultores da área de energia são recursos úteis para ajudar a passar a mensagem de eficiência energética.

Com o planejamento adequado, você poderá posicionar sua organização favoravelmente, para obter uma economia permanente de até 30% de energia.

A maneira correta para se atingir uma economia sustentável de energia é a combinação de atividades passivas de eficiência energética com estratégias ativas de eficiência energética. A eficiência energética passiva depende da implementação de medidas, equipamentos de baixo consumo e produtos (como isolantes) que minimizem a perda de energia térmica. A eficiência energética ativa, por outro lado, é uma abordagem mais permanente e envolve a medição, monitoramento e controle contínuos da energia por meio de dispositivos de economia de energia.

No âmbito global, haveria um impacto significativo na sustentabilidade global se todas as organizações dedicassem tempo à melhoria da eficiência energética nos prédios que ocupam. Isto porque os edifícios comerciais estão entre os maiores consumidores de energia do mundo. Nos EUA, por exemplo, os edifícios representaram cerca de 41% do consumo primário de energia em 2010, conforme o Registro de Dados Energéticos de Edifícios (Buildings Energy Data Book). Na Europa, a eficiência energética em prédios está assumindo um papel importante na Diretiva de Desempenho Energético em Edifícios (EPBD – Energy Performance in Buildings Directive).

Qualquer organização pode obter a economia sustentável de energia e promover a sustentabilidade. Mas saiba que instalar novos equipamentos não é o suficiente. E substituir luminárias no seu prédio só vai levá-lo até determinado ponto do percurso. Se você não aplicar as estratégias de combinação de eficiência energética ativa e passiva, não atingirá suas metas.


No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)