Gestão de Edifícios

Iluminação, conectividade e arquitetura interativa em prédio de SP

Já falamos aqui no blog sobre a importância de um projeto de iluminação nos ambientes, mas já imaginou como utilizar a iluminação de forma diferenciada, de forma a contribuir com a arquitetura de um prédio?

Esse foi um projeto do arquiteto Guto Requena, no qual busca sempre ousar em seus projetos experimentando tecnologias digitais de modo emocional. O projeto foi uma nova fachada para o Hotel WZ Hotel Jardins, na avenida Rebouças em São Paulo, onde desdobrou a pesquisa de seu Estudio sobre o conceito da “Cidade Hackeada”, provocando transformações positivas nas cidades, espaços públicos e arquitetura, unindo sistemas poéticos e funcionais que geram mudanças em tempo real.

Guto primeiro gravou durante 24 horas o som ambiente (do trânsito) da cidade de SP, depois, mapeou a curva de áudio gravada e programou as cores das luzes de acordo com cada “pico” de áudio, considerando 4 cenários: manhã, tarde, noite e madrugada.

A fachada foi revestida com chapas metálicas, criando uma pele pixelada nas cores dourado, azul e cinza e sensores de áudio foram instalados. O desenho foi gerado com um software paramétrico a partir da análise dos sons em volta do edifício, obtendo como resposta diversos padrões gráficos.

O resultado final representa visualmente a paisagem sonora de uma das principais avenidas de São Paulo.

Quando escurece, a mágica acontece, a pele metálica permanece acesa com diversos padrões interativos. A “Criatura de Luz” toma vida e habita a fachada do hotel, reagindo em tempo real aos diferentes estímulos sonoros. São quase 300 luminárias cujos gastos energéticos são menores que uma lâmpada incandescente.

Foram instalados também sensores em volta do edifício, que coletam a qualidade do ar, modificando suas cores.

Um aplicativo para celular também permite a interação direta do público com a Criatura de Luz através do toque com os dedos ou da voz.

Este projeto é um exemplo de como podemos utilizar a iluminação para fazer algo criativo e inovador. De como a tecnologia, conectividade  e arquitetura podem fazer mais com menos.

Agora imagine até onde podemos ir com nossas tecnologias e soluções?
Confira como podemos te ajudar a inovar em seu negócio.

Guto Requena

Estudio Guto Requena
www.gutorequena.com.br


No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)