Data Center

6 maneiras de explicar o que é DCIM

Alguma vez você já teve de explicar um conceito técnico a alguém que não entende profundamente sobre o assunto?  Pode ser uma tarefa difícil, por isso criamos um infográfico sobre o Gerenciamento de Infraestrutura do Data Center (DCIM).

DCIM para iniciantes

Pense nisso como “DCIM para Iniciantes.”  Pode ser útil se você precisar explicar o DCIM para a alta gerência ou convencer o Diretor Financeiro de que este é um bom investimento.

  1. Em uma única tela, o DCIM dá aos operadores do data center uma visão de todos os diversos componentes do data center, com diferentes graus de granularidade. Eles podem olhar para o edifício como um todo, uma única sala, ou apenas um determinado rack ou corredor e verificar sua saúde e estado.
  1. Por meio de uma visão abrangente, os sistemas de DCIM ajudam os operadores de data center a fazer um uso mais eficaz dos seus data centers, utilizando o mínimo de energia possível. Precisa instalar um servidor novo? O sistema de DCIM mostrará o melhor lugar para ele do ponto de vista de energia e refrigeração.
  1. Os sistemas de DCIM consistem de 3 componentes:
  • O software que opera tarefas como a modelagem, o gerenciamento e a previsão do resultado de mudanças no data center
  • Displays que fornecem uma visão de todos os dados que o sistema coleta
  • Dispositivos e sensores inteligentes que monitoram tudo, desde temperatura e umidade até o movimento, e alimentam o software com todas estas informações para análise
  1. Um sistema de DCIM de qualidade vai ajudar as empresas a utilizar a sua capacidade de data center de forma mais eficaz, manter todos os componentes funcionando com desempenho máximo, identificar eventuais ameaças ao data center e economizar energia.
  1. Em resumo, o DCIM fornece fácil acesso aos dados que ajudam as empresas a tomar decisões mais acertadas, para que possam funcionar de forma mais eficiente, enquanto compartilham dados relevantes com os principais interessados.
  1. Para criar um caso de negócio do DCIM é necessário: focar em sua capacidade de reduzir riscos que ameacem o tempo de operação do data center, fornecer o compartilhamento de dados entre infraestrtura e TI, e para ajudar o data center a atender às demandas por novas tecnologias, incluindo nuvem, virtualização e mobilidade, tudo isso com equipe reduzida e agilidade ampliada.

 


One Response
  1. RILDO

    Gostei muito do DCIM, achei que todas as empresas deveriam se integrar com este sistema devido a facilidade de comunicação entre os setores e sistemas.

    Responder

Deixe uma resposta

  • (will not be published)