Data Center

Pesquisa documenta como o DCIM ajuda as empresas a superarem desafios de Data Center!

A maioria dos profissionais de data center escolhem softwares de Gerenciamento de Infraestrutura de Data Center (DCIM) para melhorar a visibilidade, o gerenciamento e o planejamento de capacidade, e para identificar problemas que ameacem a disponibilidade. E os resultados de uma recente pesquisa indicam que o DCIM vem atendendo e superando essas expectativas.

A Tech Validate entrevistou cerca de 100 usuários do software de DCIM da Schneider Electric, o StruxureWare para Data Centers, perguntando o que os levou a implementar o software, quais os desafios que ele ajuda a superar, quais as melhorias trazidas por ele no desempenho e eficiência do data center e qual a função mais utilizada por eles.

É importante mencionar que o DCIM também vem proporcionando aos entrevistados economias significativas. Foi perguntado qual a porcentagem de economia geral nos custos com data center obtida desde a implementação do StruxureWare. Trinta e oito por cento (o maior grupo) afirmou ter economizado entre 31% e 40%, com um entrevistado afirmando ter uma economia significativamente maior – mais de 50%.

1-pesquisa

Embora esses números representem um número menor de entrevistados, o fato é que eles também representam economias reais em data centers reais. Entre aqueles que economizam 31% a 40%, estão empresas de grande porte, inclusive um braço do exército norte-americano e uma grande empresa de hardware de TI, além de organizações de médio porte, como uma faculdade comunitária e uma empresa da área da saúde.

2-pesquisa

É interessante, também, comparar o que levou os clientes a implementarem o DCIM, com os resultados efetivos que eles estão obtendo com ele. Em termos de fatores motivadores, estes agrupam-se da seguinte forma (os entrevistados podiam escolher mais de um):

3-pesqusia

 

Essas respostas confirmam os desafios que, segundo os entrevistados, o DCIM vem ajudando-os a superar. Em respostas abertas, surgiram alguns temas recorrentes, como:

  • Melhoria dos alertas sobre possíveis problemas
  • Melhora do monitoramento remoto
  • Gerenciamento de grande número de nobreaks dispersos
  • Planejamento de capacidade
  • Monitoramento ambiental

Um gerente de instalações de uma empresa de seguros de grande porte resumiu de que forma o DCIM o ajuda a superar os desafios.

 

Data Center

 

Perguntados de que forma o StruxureWare melhorou o desempenho e a eficiência de seus data centers, os entrevistados, por outro lado, não economizaram nas respostas, muitos deles citando que a ferramenta os permitiu ser mais proativos. Os usuários relatam que recebem notificações de problemas elétricos antes que o hardware se desligue de fato, e também quando as baterias do nobreak estão começando a ficar fracas.

A ferramenta ajuda ainda o planejamento, de diversas formas, conforme ilustrado nas respostas a seguir:

  • “Em termos de capacidade e orçamento de energia elétrica, aumentamos o desempenho e a confiabilidade.” – Gerente de Instalações de Empresa de Telecomunicações de Grande Porte.
  • “Ele ajudou a planejar e a projetar melhor os espaços novos e também a usar com mais eficiência os espaços já existentes em cada local.” – Gerente de TI de Empresa de Energia e Serviços pertencente à lista Global 500.
  • “Os relatórios elétricos e ambientais me permitem fazer economias e comparar os dados mês a mês e ano a ano.” – David Faulkner, Profissional de TI da Neighborhood Health Plan, Inc.

Também perguntou-se aos entrevistados qual função de DCIM era a mais utilizada por eles. Nesse ponto, as respostas variaram entre recursos como alertas, provisionamento e monitoramento de tudo, desde os nobreaks até a temperatura e umidade. Montie Ballantyne, Gerente de Projetos de TI da Harris County Central Technology Services, diz utilizar o StruxureWare para monitorar 500 nobreaks montados em rack no campo, enquanto o gerente de instalações de uma empresa de seguros de grande porte o utiliza para monitorar “centenas de filiais remotas”.


No Responses

Deixe uma resposta

  • (will not be published)