Sustentabilidade(Corporativa)

Soluções para um data center mais sustentável

Por trás de uma grande empresa existe sempre um data center bem estruturado e com tecnologia de ponta. Mas, é preciso também pensar na infraestrutura necessária para que ele opere de maneira otimizada. A climatização é fundamental para que os servidores não superaqueçam e possam operar normalmente.

Para a Schneider Electric, garantir a funcionalidade dos equipamentos de forma correta aumenta a confiabilidade, segurança e eficiência do sistema e ainda contribui para evitar falhas de hardware, muito comuns quando ocorre o superaquecimento.

O problema maior é que a climatização necessária dentro do data center pode consumir muita energia. Os custos de energia e climatização representam cerca de 45% do total de consumo de energia de um data center. Como o custo da energia está alto, manter um sistema antigo pode ser impactante para a empresa. É estratégico adotar soluções para adequar a companhia em um modelo de data center sustentável.

Segundo o Greenpeace, os data centers e os equipamentos de computação em geral consomem 1,5% da energia global e emitem cerca de 2% dos gases do efeito estufa. Os números mostram que é fundamental considerar fatores de eficiência energética e preservação do meio ambiente dentro do DC.

Dentre as soluções que visam uma maior sustentabilidade, algumas destacam-se, entre elas:

1.Utilização de energia a partir de fontes renováveis

2.Adoção de um projeto adequado para o data center

3.Planejamento e otimização das operações

4.Manuseio eficaz de racks e CPUs através de gerenciamento adequado.

Essa são algumas soluções simples e possíveis de se implementar. É importante frisar que a sustentabilidade é transversal e deve ser natural. Tudo o que melhora a eficiência do sistema diminuindo o consumo de energia é sustentável e, portanto, vale a pena investir para depois economizar.

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)