Residencial

Um sala de cara nova: moderna e arrojada!

Esse é o primeiro post de uma série de conteúdos oferecidos por Profissionais de Arquitetura e Design de Interiores, parceiros da Schneider Electric. Divulgaremos projetos para você também se inspirar ao montar sua casa nova, decorar ou reformar seus ambientes.

Não deixe de acompanhar!

A nossa primeira convidada especial é a Maria Helena Torres, formada em Arquitetura e Urbanismo com curso de pós-graduação em Design de Interiores e cursos de extensão em Gerenciamento de Projetos e Design no Ponto de Venda. Participou de mostras de decoração e concursos na área corporativa e de design de produto, obtendo expressivos resultados.

Maria Helena, trouxe-nos um projeto em que o objetivo era mudar o estilo de uma sala, transformar de uma sala romântica para uma sala toda moderna e arrojada.

A sala era bem romântica com as paredes em tons pasteis e os móveis todos brancos, inclusive a mesa de jantar:

Sala antes da reforma

Como a sala era pequena a proposta do projeto foi de mudar todas as paredes para a cor branca e deixar apenas a parede do home theater em tecnocimento cinza para valorizar a estante branca e madeirada. O piso também deveria ser uma cor clara com um tapete na sala de estar.

As madeiras tem tons quentes como peroba do campo ou mica. A cor vermelha também foi usada no ambiente em diversos detalhes para esquentar o espaço.

Um rebaixo no gesso foi projetado de modo a dar continuidade a cortina existente no local.

E o resultado final:

Resultado final

A sala passou a ser um ambiente mais moderno e arrojado. Com as paredes brancas o mobiliário poderia também ser escolhido em outras tonalidades. O sofá possui um tom mais grafite  e o home theather em branco com madeira.

Veja o antes e depois:

ANTES

DEPOIS

Embaixo da escada havia uma mesa para o computador, que passou a ser acoplada ao home theater, os degraus da escada eram em granito, o corrimão de inox pintados de branco e a parede possuia um papel de parede imitando fulget:

ANTES

DEPOIS

No local onde havia a mesa, agora existe um armário para não perder o espaço. Os degraus da escada foram trocados para madeira e o corrimão em vidro temperado. O papel de parede da escada foi mantido.

A cliente solicitou uma mesa que flutuasse, a mesa atual além de estar fixada em um painel de madeira  tem os pés em acrílico. Para contrabalançar, a proposta foi usar cadeiras DKR de acrílico transparente com pés de madeira.

O home theater tem um visual mais leve que a estante anterior e com poucos nichos abertos. O local também pode ser utilizado eventualmente para apoiar o notebook

Sobre a iluminação deste ambiente:

A cliente solicitou uma iluminação suave e a opção foi usar a iluminação geral indireta, no restante da casa as iluminações foram pontuais.

Não existe fórmula para iluminar uma sala.  O cliente precisa ser ouvido antes de começar o projeto de iluminação para conhecer o seu desejo que pode implicar em rebaixar ou não o teto criando sancas de maneiras diferentes.

Nós como arquitetos, orientamos e sugerimos uma iluminação que deixe o ambiente agradável atendendo às expectativas do cliente.

Quando possível, fica muito interessante a iluminação geral conjugada com a pontual. A geral sendo indireta deixa o ambiente aconchegante  e a pontual pode iluminar por exemplo uma mesa de jantar ou uma mesa lateral. O importante é evitar que o ambiente fique monótono e mal iluminado.

Outro recurso é a automação que ajuda a criar cenas que deixam a sala com uma iluminação mais variada e dinâmica.

“Nosso escritório especifica a Schneider Electric pois encontra diversas soluções para controle de iluminação e uma grande variedade de cores e acabamentos de Interruptores e Tomadas que criam um diferencial para os projetos.” Afirma Maria Helena.

Maria Helena Torres
www.mariahelenatorres.com

Um Response to “Um sala de cara nova: moderna e arrojada!”

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)