Residencial

Como proteger sua casa contra incêndios

Hoje voshutterstock_326899001-meu falar sobre um tema importante: a segurança da sua casa.

Vamos falar precisamente sobre incêndios. Um incêndio pode acontecer a qualquer hora e surgir de qualquer lugar, inclusive de instalações elétricas. Por isso, essa pauta pode ajudar a proteger sua casa contra este tipo de surpresa. Confira:

Primeiro: é importante que você tenha em sua casa detectores de fumaça e extintores em determinados cômodos, como cozinha, quartos, oficina e garagem. Também instrua sua família para que todos saibam para onde ir em caso de incêndio.

Se você possui materiais combustíveis e ferramentas que você não quer que seus filhos tenham acesso, reserve um compartimento especial e coloque um bom cadeado na porta. É vital que você mantenha estes combustíveis longe do fogão ou de qualquer outra fonte de calor que possa emitir chamas ou faíscas.

Falando sobre a eletricidade

Evite sobrecarregar os circuitos elétricos da sua casa com muitos eletrodomésticos. Se seus fusíveis derem sinais de que começarão a dar problemas, contrate um eletricista para olhar seu sistema elétrico.

Extensões podem ser práticas, mas nem sempre são visualmente agradáveis. Quando em excesso mostram que a casa é bagunçada. Além disso, se desgastam facilmente e podem bruscamente se romper, causando incêndio se estiverem embaixo de tapetes.

Usar de pregos ou grampos para prender os fios elétricos às paredes ou rodapés não é uma boa ideia, por conta do perigo de choque. Utilize fitas isolantes nas paredes ou no chão como substitutos. Cheque por qualquer fio desencapado antes que eles queimem e passe fita isolante também.

Uma saída elétrica ou um interruptor que raramente esteja morno ou quente ao toque pode indicar uma condição de instalação elétrica potencialmente perigosa. Em uma situação como essa, desconecte a fiação, evite usar o interruptor e chame um eletricista para conferir a instalação elétrica.

Noções básicas sobre detectores de fumaça

Detectores de fumaça podem salvar vidas. Para garantir uma proteção básica e eficaz, instale um detector de fumaça no corredor próximo a cada quarto e lembre-se de checar as baterias ao menos duas vezes por ano. É importante ressaltar que não se deve colocar um detector de fumaça onde o alarme possa disparar inapropriadamente – tal como a na cozinha, banheiro ou na garagem.

Proteja você também a sua casa ; )

 

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)