Residencial

Sua instalação elétrica é segura?

shutterstock_283575110

Recentemente falei sobre a escolha das tomadas e interruptores para os ambientes e como incorporar esses elementos na decoração.

Hoje vou falar de um assunto essencial que envolve a parte elétrica da casa: a segurança. Para todos nós a proteção da nossa família e dos equipamentos eletroeletrônicos da casa é de vital importância.

Pensando nisso, vou indicar alguns cuidados e soluções podem ajudar a garantir a proteção de todos na sua casa. Vamos lá?

Como saber se você está protegido?

Primeiro: verifique seu quadro de distribuição e procure pelo o DR (Diferencial Residual). O DR é fácil de reconhecer graças ao seu botão de teste. O dispositivo DR protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto (causado por fuga de corrente).

O uso do dispositivo DR, como os disjuntores modulares Easy9, evita o risco de morte por choques elétricos tanto pelo contato acidental em fios e cabos como ao encostar-se ao chuveiro ou geladeira, por exemplo.

É necessário ressaltar que este produto só funcionará corretamente com um esquema de aterramento eficaz e instalado por um profissional.

Não deixe um raio destruir seus equipamentos eletroeletrônicos

Outro item para ficarem atentos é a alta incidência de raios. Quando chega a época de chuvas, ficamos com receio dos efeitos das descargas atmosféricas nos nossos aparelhos eletroeletrônicos, por isso, a escolha do dispositivo correto é igualmente importante para proteger a casa.

O surto de tensão causado pelas descargas atmosféricas próximas a sua residência, que são muito rápidos, pode destruir muitos equipamentos eletrônicos.

Uma solução é garantir que seu quadro de distribuição possua dispositivos DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos). O DPS  é destinado à proteção das instalações elétricas e equipamentos eletroeletrônicos contra os efeitos indiretos causados pelas descargas atmosféricas (raios).

Se quiserem saber mais sobre estes itens, clique aqui e obtenha mais informações!

Espero que tenham gostado das dicas.

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)