Residencial

Controle de luminosidade

Como já falei em posts anteriores, um projeto de iluminação é muito importante para qualquer ambiente. Enquanto alguns espaços pedem mais luz, outros pedem um  controle da luminosidade.  E este é o assunto do post de hoje.

Controle-de-luminosidade

A sala de estar, por exemplo, pede menos iluminação para os momentos de descanso depois do trabalho ou para assistir um bom filme. Assim como nos quartos ou na sala de jantar, em um momento a dois. Uma ótima alternativa para isso é o dimmer, que além de controlar a intensidade da luz pode proporcionar um clima mais romântico e deixar os locais mais aconchegantes e confortáveis.

Sem falar que o dimmer reduz o consumo de energia e aumenta a durabilidade das lâmpadas, principalmente quando elas são substituídas pelas fluorescentes compactas ou de LED.

Eu tenho usado nos meus projetos o Unica Lighting Control (ULC). Com ele eu consigo programar quatro cenários diferentes, com vários tipos de níveis de luminosidade, de uma maneira muito prática e funcional. O sistema é muito eficiente, além de simplificar nosso dia a dia. No meu escritório, por exemplo, consigo controlar individualmente até seis circuitos de iluminação ligados a ele.

Para vocês entenderem como funciona e sua diferença do dimmer, que precisa ser ajustado a cada ambiente e manualmente, vamos pensar em alguns ambientes integrados da casa: posso programar diferentes tipos e intensidades de iluminação para a sala de estar, a sala de leitura, a de jantar e a de TV simultaneamente. O ambiente de leitura pede uma luz mais forte e direta, por exemplo, enquanto que na sala de TV o nível de luminosidade pode ser mais baixo.

O sistema contribui muito para a decoração da casa, pois como eu disse anteriormente, cada tipo iluminação causa um efeito diferente em cada espaço. Com a ULC, posso alterar características da decoração com um simples toque ou uma nova programação. Outro fator importante que merece destaque é o seu design, pois o teclado da ULC tem o tamanho bem semelhante ao de um interruptor comum, o que não afeta visualmente o ambiente. Eles se adaptam a qualquer estilo de decoração, com diferentes opções de cores.

Controle de luminosidade2Com a ULC, posso ter conforto e bem estar a qualquer hora do dia apenas com a programação escolhida. Não é necessário ficar ajustando a iluminação o tempo todo. É uma ótima dica também para quem quer evitar reformas e gastos extras, pois sua instalação é muito simples: o teclado que controla o sistema pode ser instalado em uma caixa de embutir comum, aproveitando a infraestrutura e tubulação já existentes.

Com este sistema é possível ter a iluminação perfeita para cada ocasião e cada ambiente através de um simples toque, valorizando cada espaço da casa.

2 Respostas to “Controle de luminosidade”

  1. Mauricio

    Muito bom, sou eletricista há mais de 20 anos e estou acompanhando com muita alegria os tutoriais da schneider para me atualizar e promover esta experiência junto aos meus clientes, paraens a todos da schneider

    Responder

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)