Inovação

Um quarto lúdico para suas crianças

shutterstock_419202724

Não há um lugar na casa que não vire palco das histórias fantásticas, cheias de alegria e emoção graças à imaginação das crianças. Ter algo que estimula a criatividade delas é algo muito benéfico e a decoração lúdica pode ser um recurso interessante para materializar os frutos da imaginação dos pequeninos nos ambientes, criando diversas sensações e promovendo a identificação com o ambiente.

A decoração lúdica potencializa a criatividade de forma divertida, desenvolvendo o intelecto de forma natural, incentivando a curiosidade e o aprendizado sem fugir da brincadeira. As peças recomendadas para o ambiente são móveis coloridos com indicações de números e letras, formas de animais, luminárias com contornos e também os brinquedos.

1Uma boa sugestão, também, é tornar a fantasia dos meninos e meninas realidade e escolher a roupa de cama com lençóis estampados de seus desenhos e personagens favoritos. As paredes podem receber bastante cor, adesivos e até mesmo papeis de parede com temas divertidos. O quarto pode ser
complementado com peças interativas, como móveis multifuncionais que entretém a criançada.

Para criar o espaço, os pais e mães devem dar ouvidos a sua imaginação e a criatividade. Se conseguir “pensar” como uma criança, melhor ainda. Nada de cores neutras, sem graça, que podem fazer com que a criança se sinta presa. Por isso, aposte em cores, elementos lúdicos, nos jogos e em tudo que incentive a brincadeira.

E quando as crianças crescem?

3Como é comum da natureza humana, com o passar dos anos as crianças começam a crescer, às vezes mais rápido que imaginamos e elas começam a gostar de outros temas, deixando de gostar da decoração atual.  A criança deve se sentir bem em seu espaço e poder aproveita-lo ao máximo, mesmo durante as mudanças da idade. Durante esse processo, os móveis podem sofrer desgastes e devem ser trocados ou adaptados ao momento atual dos pequeninos.

Quando isso acontece, a recomendação é o uso de móveis e peças planejadas em cores primárias que servem para ambos os sexos e se adaptam facilmente à idade da criança.

Segurança é primordial

4Lúdicos ou não os espaços destinados às crianças devem ser sempre muito seguros. Os móveis para esses ambientes não devem ter quinas, bicos e pontas expostas, já que os pequeninos podem ficar inquietos e saírem correndo, pular e se jogar sem prestar atenção no que está ao seu redor. Objetos de vidro devem ser evitados para não correrem o risco de quebra e substituídos por itens fabricados em acrílico.

Outro item de segurança que pode, inclusive, estender o tempo de brincadeira é a lanterna Mobiya. Antigamente usávamos a vela como opção para emergências, mas é mais seguro ter uma opção de lanterna carregada a luz solar que também consegue carregar outros dispositivos. É nessa hora, da falta de luz, que a criatividade pode voar solta e a brincadeira não precisa parar! Que tal contar uma história com sombras na parede?

Mobiya-Portable-Product---b

Lanterna Mobiya

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)