Gestão de TI

Gerenciamento de máquinas e processos | Do comando do software à demanda dos consumidores

A fabricação evoluiu tremendamente desde a Revolução Industrial, há dois séculos e meio.  A automação e o software estão conduzindo cada vez mais as operações nos modernos processos de produção.

Atualmente a fabricação deve ser realizada de forma bastante competitiva, regulatória, impulsionada pela tecnologia, sustentável, rápida, eficiente e rentável, sob todas as coações muito competitivas.

De fato, a soma total de todos esses poderosos fatores se traduz em um ambiente industrial complexo.  Se você não tiver a tecnologia certa, não vai durar muito tempo. Se você não for rápido, eficiente e rentável, ficará olhando o prejuízo. Se você não for sustentável, corre o risco de aplicação da regulamentação. Se você não for competitivo, você é superado.

Aceitar a maioria desses desafios, contudo, não é o fim, realmente é apenas o começo. Seja bem-vindo ao mundo das Operações. Os Gerentes de Operações da fabricação geral atual exigem acesso a informações oportunas, precisas e relevantes para atingir parâmetros de alto desempenho e KPIs operacionais.

Há inúmeros processos e uma cadeia industrial e eles têm seus pontos de dados relacionados no ciclo de vida de produção.  Os gerentes devem conhecer o estado de todos esses processos, em tempo real, para chegar até o maior de todos os processos, o processo de tomada de decisões.

O objetivo deste processo global é a “Otimização”. Significa gerenciar efetivamente a transformação de materiais e recursos para ganhar a eficiência de comando. Ele também garante a conformidade dos requisitos regulamentares e a realização de metas operacionais de qualidade, rentabilidade e produtividade.

O software desempenha um papel fundamental na moderna fabricação, entregando enormes vantagens de custo no design, construção, instalação e manutenção de aplicações snap-fit e ciberseguras para performance e operações em linha.  A poder da linguagem computacional e das máquinas conectadas ao ecossistema industrial de hoje é enorme.  As Soluções em Nuvem e a Internet Industrial das Coisas mudaram o panorama de produção.

Além das aplicações do Gerenciamento de Operações e das soluções de Gerenciamento de Operações de Fabricação (MES, por sua sigla em inglês), as operações de produção e industriais devem ser também sincronizadas com os objetivos estratégicos do negócio. Portanto, a solução deve permitir a integração empresarial, conectado diferentes aplicações na cadeia de suprimentos e outros estratos empresariais.

Havia implementos, máquinas, operações, e depois apareceu o software.

Se você quiser se destacar na fabricação amanhã, procure hoje uma solução abrangente baseada em software.

Encontre uma suíte abrangente de Gerenciamento de Operações e Soluções de Gerenciamento de Operações de Fabricação (MES) aqui e para ter uma grande visão das soluções de software em toda a indústria dê uma olhada aqui.

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)