Gestão de TI

Software de gerenciamento de infraestrutura de data centers: orquestrando espaço, energia e refrigeração

Gerenciar a energia, refrigeração e espaço continua sendo um desafio principal nos data centers. Aqui, Soeren Schroeder, Diretor de Software da Schneider Electric, nos diz por que esse ainda é o caso.

Histórico

Ouvimos com frequência que independentemente do nível de sofisticação dos conjuntos de recursos que diversos fornecedores oferecem, o principal desafio no gerenciamento de data centers continua efetivamente centrado em três áreas: espaço, energia e refrigeração, o que provavelmente era verdade há dez anos e continua valendo até hoje.

Os desafios atuais

Na minha opinião, atualmente vemos um dilema, um desafio de “gangorra”, no gerenciamento de data centers. Isso envolve equilibrar a sua disponibilidade com as, relativamente “novas”, necessidades de eficiência de negócios, as quais podem reduzir a conta de energia pela metade, diminuir as despesas operacionais, como número de funcionários, ser um pouco mais inteligentes com menos emissões de carbono, etc.

Historicamente, diferentes entidades de gerenciamento também possuem KPIs distintos no negócio. Dessa forma, no que se refere ao gerenciamento de instalações da organização, temos o tempo de operação (uptime) e disponibilidade de capacidades, como energia e refrigeração. No outro extremo, temos a organização de TI, que normalmente é recompensada e medida pela velocidade de implementação, maneira de responder aos novos requisitos de negócios, etc. Portanto, o dilema de fato entre os dois grupos, até certo ponto, é fazê-los comunicarem-se usando o mesmo vocabulário

Energia

O que vimos no passado, há apenas 5-10 anos, realmente na era da pré-virtualização, é um consumo de energia flutuante no data center. Ele oscilava entre um nível mínimo e um nível máximo, significando que, desde que mantivéssemos a capacidade total dos nossos data centers em algum nível acima do nosso pior caso de consumo de energia, estaríamos seguros. A realidade hoje é que essa flutuação aumentou em magnitude, por isso optamos por implementar mais capacidade no data center. Infelizmente, com este aumento da magnitude da flutuação, vimos uma situação que se torna um pouco menos eficiente em termos de energia gasta e mantemos um sistema de infraestrutura muito ávido por energia ‘por via das dúvidas’.

shutterstock_208294852

Resfriamento

O resfriamento é um pouco diferente. Temos muitas entradas e muitas informações, mas o nosso principal desafio é como transformar todas essas informações em algum conhecimento tangível. Como podemos realmente assegurar que seremos capazes de gerenciar o elemento de refrigeração em vez de apenas reagir às entradas? Como podemos entender a causa-efeito de todas essas questões potenciais que temos em nossos data centers?

O que você precisa é algo que esteja muito mais alinhado com a sua operação cotidiana, em vez de, como geralmente acontece, trazer um consultor para facilitar isso para você.

Espaço

O espaço, em um determinado sentido, engloba todos esses desafios. É onde normalmente falamos sobre DCIM. A natureza do DCIM é realmente combinar o mundo de diversos fornecedores, incluindo a Schneider Electric, para facilitar todo o gerenciamento de energia, refrigeração, espaço e muito mais. O DCIM é muito mais do que um pacote de software, ou uma suíte de software; ele é na verdade um estado de espírito, uma escolha deliberada de gerenciar melhor os seus data centers.

O StruxureWare para Data Centers é a contribuição da Schneider Electric para a comunidade de DCIM: uma suíte líder mundial que facilita muito as respostas aos desafios que enfrentamos atualmente. Assim, considerando os seus sistemas de instalações e seus sistemas de TI existentes, combina-os ainda mais com um nível refinado de detalhamento das informações de medidores e sensores, etc. transformando isso em uma grande eficiência operacional.

Utilizando dados para gerenciar o data center

A mensagem principal é que energia, refrigeração e espaço ainda são os elementos difíceis de gerenciar. O DCIM está realmente disponível para eliminar o risco, facilitar o gerenciamento de energia de forma mais proativa do que o que temos visto normalmente. Trata-se de usá-lo para melhorar seus processos de negócio existentes. O StruxureWare para Data Centers é uma ferramenta de configuração chave que está de fato apoiando suas operações do dia a dia, ao possibilitar a tomada de decisões baseadas no conhecimento.

 

Um Response to “Software de gerenciamento de infraestrutura de data centers: orquestrando espaço, energia e refrigeração”

  1. ERP Pra Voce

    Boa noite,

    Excelente artigo. Deixo aqui minha satisfação em poder ter acesso a um conteúdo de extrema relevância dentro de um nicho tão pouco explorado na internet. Nota dez mesmo.

    Abração.

    Responder

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)