Gestão de Infra-estrutura

Quatro cenários e soluções para sistemas de contenção de ar em data centers existentes

Uma questão antiga no centro das discussões de data centers é qual das soluções de confinamento, de ar quente ou de ar frio, é a  melhor opção para um data center existente. Conforme explicado na publicação anterior, e no white paper da Schneider Electric “Implementando a contenção de ar quente e frio em data centers existentes”, a resposta é um sonoro: “Depende”.

Na publicação anterior, vimos algumas das limitações que podem levá-lo a um ou outro tipo de sistema de contenção. Nesta publicação, vamos examinar sucintamente algumas das configurações mais comuns de data centers e mostrar-lhe qual tipo de sistema de contenção é provavelmente a melhor opção para cada uma.

young it engeneer in datacenter server room

1. Considere que o data center está configurado em um arranjo de corredor quente/corredor frio, com o piso elevado utilizado como um plenum de ar de alimentação (Para mais informações sobre esse tópico, consulte o white paper número 135, “Impacto da contenção em corredores quentes e frios sobre a temperatura e a eficiência do data center”). A altura entre a parte superior do rack e o teto é inferior a 508 mm.

Um sistema de contenção de corredor frio (CACS) é o mais adequado a esta situação, pois aproveita a vantagem do piso elevado existente para fornecer ar frio. O CACS envolverá o corredor frio, enquanto o restante da sala torna-se essencialmente uma grande câmara de retorno de ar quente. Caso os racks de alta densidade não possam extrair ar frio suficiente do piso elevado, você pode precisar de pisos ativos ou unidades de distribuição de ar para ajudar. Ambos fornecem um meio para direcionar mais ar frio para determinados racks.

2. Em nosso segundo cenário, o data center é configurado em um arranjo de corredor quente/corredor frio, mas não há piso elevado. Em vez disso, o teto suspenso é utilizado como uma câmara de ar de retorno, e a altura entre a parte superior dos racks e o teto é superior a 508mm . Além disso, há dispositivos de TI independentes, tais como sistemas de armazenamento, no perímetro do data center.

Neste caso, pode ser utilizado um sistema de contenção de corredor quente canalizado (HACS).

Este método pode ser utilizado tanto com um piso elevado ou um sistema de distribuição de ar baseado em piso rígido (com resfriamento da sala). O HACS canalizado envolve o corredor quente, permitindo que o restante do data center se torne uma grande câmara de ar frio. Esse ar frio deve ser suficiente para resfriar sistemas de TI autônomos que não estejam envolvidos pelo sistema de contenção. Ele tam bém é preferível quando as pessoas estiverem trabalhando rotineiramente no data center, uma vez que o ar frio vai mantê-lo confortável. (Para mais informações sobre este tópico, procure o white paper  número 182, “O uso de sistemas de contenção de ar canalizado data centers”, que será lançado em breve).

CA7X68F4

3. Agora, vamos supor que o data center não esteja configurado em um arranjo de corredor quente/corredor frio. O teto suspenso é utilizado como uma câmara de ar de retorno, e a altura entre a parte superior dos racks e o teto é superior a 508mm. Além disso, racks de alta densidade estão espalhados em diferentes áreas do data center, e as colunas do edifício impedem a utilização de sistemas de contenção em corredores.

Este cenário pode ser adequado para um sistema de contenção diretamente nos racks. Com este método, um duto é montado na parte traseira de cada rack para realizar a contenção do ar quente de exaustão, e, em seguida, canalizá-lo no teto suspenso. A contenção do caminho do fluxo de ar de exaustão tem o efeito de separar as correntes de ar quente e frio.

4. Finalmente, vamos considerar que o data center não esteja configurado em um arranjo de corredor quente/corredor frio, mas a altura entre a parte superior dos racks e o teto é inferior a 508mm . Novamente, há racks de alta densidade espalhados.

Um sistema de contenção de ar dos racks (RACS) pode ser a melhor aposta para esta configuração. Trata-se de uma solução ideal para uso com racks de densidade muito alta, pois integra as unidades de resfriamento baseadas nos racks, com os racks, forçando o ar a circular apenas dentro da área confinada. (Para mais informações sobre este tópico, consulte o white paper número 130, “Escolhendo entre resfriamento baseado em sala, corredor e rack para data centers”).

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)