Gestão de Energia / Eficiência Energética

Gestão de Energia / Eficiência Energética

Gestão de Energia / Eficiência Energética

Economize Dinheiro e salve o Planeta através do Melhor Monitoramento de Energia

Para os gestores de edifícios e montadores de painéis, os problemas aparecem à medida que novos regulamentos exigem reduções no uso de energia. Felizmente, existem soluções. Não só eles podem economizar energia, como também podem monitorar a instalação elétrica, avisando de pequenos problemas antes que eles se tornem grandes.

Antes de chegar a essas soluções, porém, primeiro vamos olhar para a situação atual. Por um lado, há uma série de novos regulamentos que se referem sistemas de gerenciamento de energia. A lista inclui a França RT2012, ISO 50001 e LEED nos Estados Unidos. Todos eles pedem maior eficiência energética, com alguns cortes substanciais no consumo de energia. Isso requer dados, quanto mais, melhor.

Por outro lado, a realidade é que geralmente há pouco ou nenhum espaço extra dentro de painéis. Além do mais, fiação é caro, uma vez que exige a execução de cabeamento. Fiação extra também consome mais do precioso espaço dentro de um painel. Um desafio final que é tirar o máximo proveito dos dados, requer entrar em um Building Management System, um BMS. Isso não pode ser uma tarefa muito complexa ou provavelmente não será feito.

Dado tudo isto, como deve ser uma solução de monitoramento de energia?

Bem, em primeiro lugar, seria ideal ocupar pouco ou nenhum espaço adicional dentro de um painel. Essa é uma alta prioridade.

O que não está tão claro é que deve levar em consideração novos painéis e antigos também. A grande maioria das construções na América do Norte, Europa e resto do mundo desenvolvido não é nova. Em vez disso, os edifícios muitas vezes possuem décadas de idade, e ninguém quer mexer nos painéis existentes, a fim de acrescentar soluções de monitoramento de energia.

O que mais deve oferecer a solução ideal?

Em segundo lugar, deve ser capaz de monitorar não apenas o consumo de energia, mas outros parâmetros. Por exemplo, seria bom se ele medir as três fases de uma instalação elétrica. Por quê? Suponha que a carga em várias fases de potência apresente um desequilíbrio. Talvez duas das três fases estejam corretas em torno de 50%, mas a terceira fase é muito maior, talvez 85%. Sabendo que, significa que você pode detectar um pequeno problema em um circuito no início.

Uma solução de monitoramento deve monitorar energia, correntes, potência e tensões. Isso permitirá não apenas medir o consumo de energia, mas também monitorar a saúde do equipamento, como mostra o exemplo acima.

Em terceiro lugar, a melhor solução deve fornecer uma variedade de opções de alarme. Ele deve disponibilizar um pré-alarme, por exemplo, quando um frigorífico ou compressor está próximo de um nível de perigo de tensão ou consumo de energia. E se houver uma perda de energia ou sobrecarga, deve ser enviado um alarme via e-mail.

Tirar o máximo vantagem dos dados coletados significa que uma solução deve integrar facilmente num BMS. Com isso, o monitoramento de energia pode ser parte de uma estratégia geral de Internet das Coisas (IoT).

Quarto lugar, uma solução ideal também deve ser sem fio. Isso é necessário por duas razões relacionadas: custo e conveniência. Com wireless, não há necessidade de puxar cabo, que é complexo, caro e demorado quando os sistemas de monitoramento são adicionados em um painel existente. Seguindo sem fio também evita os problemas que podem surgir quando as conexões são feitas incorretamente, o que pode levar algum tempo para solucionar problemas.

Para obter um exemplo dessa solução, considere o PowerTag da Schneider Electric. É um dispositivo de monitoramento de energia sem fio que se conecta aos populares disjuntores Acti 9 e Multi 9.

O que isto significa é que o espaço extra ocupado dentro do painel é … bem, é praticamente nada. Não há necessidade de aumentar ou dispensar o trilho DIN para obter monitoramento de energia. E isso é verdadeiro para instalações novas e antigas

Além disso, esses dispositivos de monitoramento de energia se integram nativamente a sistemas Acti 9 Smartlink conectados ou sem fio, tornando-o muito mais fácil de associar a um BMS.

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)