Gestão de Energia / Eficiência Energética

Como a instalação do ar condicionado de precisão pode contribuir para a eficiência energética do Data Center

É uma prática comum que os sistemas de climatização operem na maior parte do tempo fora de suas condições nominais de projeto. Nos sistemas empregados em Data Centers, a operação com carga térmica parcial ocorre em função de diversos fatores e o consumo de energia da climatização apresenta grande variação em função do ciclo de operação, sendo responsável por um percentual entre 40% e 55% da energia total consumida pela insfraestrutura do site.

Além das características inerentes à operação, normalmente não previstas durante as fases de projeto e instalação do Data Center, as características conceituais da instalação irão impactar na performance e, consequentemente, na eficiência energética do sistema de ar condicionado de precisão. A seguir listamos as variáveis que mais impactam nestas instalações de acordo com o sistema de refrigeração.

Sistemas de refrigeração por expansão direta e por água gelada

  • Temperatura de retorno do ar ao equipamento de climatização: quanto maior a temperatura em que o ar retorna do ambiente de Data Center ao ar condicionado de precisão, melhor será a sua performance. Isso acontece porque o diferencial entre a tempertura do fluido refrigerante e a temperatura do ar de retorno é maior, favorecendo a troca térmica.
  • Altitude: quanto maior a altitude, menor será a performance de qualquer equipamento de ar condicionado. Isso porque estes equipamentos dependem da massa de ar para a tranferência de calor e, quando o ar se torna mais rarefeito, menor a possibilidade de transferência térmica.
  • Interferências físicas presentes no Data Center: cabos, dutos ou quaisquer outras barreiras que dificultem a passagem do ar. Elas dificultam a chegada do ar frio a fonte de calor quente, reduzindo a troca térmica necessária para a climatização.
  • Temperatura do ambiente externo: o calor extraído dos Data Centers é liberado no ambiente externo. Assim, quanto menor a temperatura do ambiente externo, mais fácil a expurga deste calor.

Sistemas de refrigeração por água gelada

  • Temperatura de entrada da água gelada no equipamento de refrigeração: quanto menor a temperatura de água gelada fornecida pela fonte (ex: chiller, torres de resfriamento, etc), maior a capacidade de refrigeração do ar condicionado. Isso acontece pois quanto maior o diferencial entre a temperatura na serpentina e no ar quente que retorna do ambiente de Data Center, maior é a troca térmica possível.
  • Vazão de ar: nos equipamentos de água gelada é possível regular a vazão de ar insuflada no ambiente de Data Center. Quanto maior a vazão maior a capacidade de troca térmica com a carga de TI.

Observação: todas as características descritas são aplicadas a todos os equipamentos de climatização por ar independetemente do fabricante.

Um Response to “Como a instalação do ar condicionado de precisão pode contribuir para a eficiência energética do Data Center”

  1. Antonio Ghiraldo

    Emissores Steril-Aire ajudar a reduzir consumtion energia em sistemas de ar condicionado em 10-20%. Eles eliminar a necessidade de limpeza da serpentín, através da limpeza automática. Há um aumento na eficiência do sistema global alcançado através da instalação de os emissores, bem como uma melhoria substancial da qualidade do ar interior. Entre em contato comigo para saber mais. Atenciosamente, Tony Ghiraldo

    Responder

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)