Data Center

Um “hack” da arquitetura de data centers, inspirado e englobando o Open Compute Project

Quando ouvi pela primeira vez o termo “hacking” de pessoas no Open Compute Project (OCP), fiquei um pouco confuso – o que significa “hacking” exatamente? É algo relacionado à segurança cibernética ou o roubo de senhas ou informações bancárias? Não. É conversa de nerds para uma nova arquitetura de data center introduzida pioneiramente pelo Facebook e atualizada por meio do OCP.

DD

Faz sentido quando você considera que, antes mesmo de ser incluído no escopo da segurança cibernética, o termo “hacking” simplesmente referia-se a uma programação de computador habilidosa. “Hackear” um programa era algo para torná-lo melhor.

Isso é exatamente o que o Facebook e o OCP fizeram com os data centers. O OCP é um dos desenvolvimentos mais interessantes na arquitetura de data centers – bem, de todos os tempos. Mas, isso terá um impacto revolucionário no projeto de data centers? Isso pode oferecer os benefícios alegados de simplicidade e redução de custo? Isso pode ou vai tornar-se dominante? Estas são algumas das perguntas respondidas pelo meu chefe, Kevin Brown, Vice-Presidente Sênior de Soluções de Data Centers da Schneider Electric, durante uma apresentação na Open Compute Summit este ano.

A arquitetura OCP não é compatível com os componentes EIA 19” tradicionais. Portanto, não tente colocar um servidor de tamanho padrão em um Rack Open Compute e, aquele servidor Open Compute certamente não caberá em um rack padrão de 19”. No entanto, a maioria dos data centers terá uma combinação de OCP e componentes tradicionais. A apresentação de Kevin discute o que chamamos de uma “arquitetura simplificada” que aborda somente esta combinação. Kevin explica como projetar uma infraestrutura de energia que suporta o OCP e cargas tradicionais e ainda obter a disponibilidade de um Datacenter Tier 3. Ele aborda a análise de custos detalhada de cada item e apresenta as ferramentas que você pode usar por conta própria.

A Schneider Electric abraça o espírito do OCP ao compartilhar abertamente esta apresentação executiva,  repleta de análises e disponibilizando gratuitamente as ferramentas mencionadas nesta apresentação. Espero que você a ache interessante e instrutiva.

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)