Data Center

Contenção de ar quente ou frio? Examine as suas restrições para decidir

Atualmente, é bem conhecido o fato de os sistemas de contenção de ar poderem eliminar pontos quentes de data centers e oferecer economias de energia em relação aos projetos tradicionais sem contenção de ar. Mas o que é melhor para uma instalação existente – contenção de ar quente ou de ar frio?

Essa questão vem levantando uma série de discussões entre os fabricantes, consultores e usuários finais. Para chegar a uma conclusão, um trio de especialistas da Schneider Electric analisou todos os aspectos da questão e relata os seus resultados em um novo white paper, “Implementando a contenção de ar quente e frio em data centers existentes”.

A resposta, como é geralmente o caso, é “depende”. Mas neste white paper os autores detalham do que a resposta depende, ajudando-o a tomar uma decisão fundamentada para o seu próprio data center.

O primeiro passo é examinar o seu data center quanto a quaisquer restrições, quais são os obstáculos que não podem ser superados, ou pelo menos não sem realizar grandes despesas. Muitas dessas restrições efetivamente o levarão a tomar a decisão de usar contenção de ar quente ou frio, se de fato alguma delas for funcionar.

ha_care_newengland_b

Analisaremos a seguir alguns exemplos dessas restrições.

Arranjo de equipamentos de TI: Utilizar um arranjo de corredor quente/corredor frio é praticamente um pré-requisito para uma solução de contenção (assim como a largura apropriada do corredor). Mas essa é uma melhor prática de data center bem conhecida, que você eventualmente utilizará de qualquer forma, de maneira que esta é uma restrição que vale corrigir, caso isto se aplique a você.

Altura do teto: Se você não tem uma altura do teto suficiente acima dos seus racks, não poderá instalar um forro suspenso para uso como um câmara de retorno de ar, que é uma exigência para alguns tipos de soluções de contenção de corredor de ar quente.

Profundidade do piso elevado: Por outro lado, se a profundidade da câmara abaixo do seu piso elevado for muito pequena, talvez você não consiga adotar uma solução de contenção de corredor de ar frio, visto que a câmara é utilizada para fornecer ar frio para os seus racks. Da mesma forma, o cabeamento, conduítes e tubulação localizados sob o piso elevado podem

causar resistência ao fluxo de ar frio, limitando a eficácia de uma solução de contenção de corredor de ar frio.

Local da coluna: Uma coluna de apoio está muitas vezes localizada em uma linha de racks ou alinhada com um corredor de racks em um data center, o que pode causar interferência entre as colunas e painéis de contenção do corredor.

Cabeamento: O cabeamento suspenso pode interferir nos painéis de contenção canalizados, o que por sua vez pode eliminar a contenção do corredor de ar quente canalizado ou racks canalizados como possíveis opções. Se o cabeamento é passado através do corredor em um único local, ainda podem ser possíveis as soluções com dutos.

Tipo de distribuição de ar: É normalmente difícil mudar o tipo de distribuição de ar em um data center existente, e esse é um fator crítico na determinação do nível de investimento e complexidade envolvidos na implementação de um método de contenção específico. Por exemplo, a contenção de ar quente é muito adequada para data centers que tenham o retorno como objetivo e fornecimento abundante de ar frio, enquanto a contenção de ar frio faz mais sentido para data centers que tenham o fornecimento como objetivo e retorno livre do ar quente.

Considerações de iluminação: Criar um espaço de contenção em um data center existente pode levar à baixa iluminação no interior do espaço. Apesar de algumas soluções de contenção utilizarem painéis de teto transparentes ou translúcidos para deixar a luz existente entrar, isso vai reduzir a quantidade de luz, especialmente se os painéis ficarem sujos.

Detecção e supressão de incêndios: Uma vez que você implemente um sistema de contenção, terá grandes volumes de ar fluindo para os seus equipamentos de TI e de volta para as suas unidades de resfriamento. Esses padrões de fluxo de ar podem diluir a fumaça, o que não é algo bom sob uma perspectiva de detecção e supressão de incêndios.

Condições de trabalho: Se você optar por uma contenção de ar frio, o restante da sala se torna efetivamente uma grande câmara de retorno de ar quente, com a mesma temperatura do corredor de ar quente. Isso pode ser um problema se você tiver pessoal de TI trabalhando no data center, ou se tiver equipamentos de TI localizados no perímetro do data center, fora dos corredores contidos.

Examinar todas as suas limitações é apenas uma etapa na seleção do melhor sistema de contenção para o seu data center. Para saber mais, leia o estudo no. 153, “Implementando a contenção de ar quente e frio em data centers existentes”.

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)